terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Wing Chun

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, a arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.

                                        Esses são Bruce Lee e seu mestre de Wing Chun Yip Man

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monja shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
      Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
     Mais antigo que o Karatê e o Tae Kwon Do (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela leitura da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. Tornou-se sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Opera Chinesa).


                                                       Luta entre a Garça e a serpente
                                                 Arma usada no estilo com facas
                                                    Bastão,     Mook Jong         Facas boboletas
                                                Mook Jong usado para treinar Movimentos rapidos e com força,
                                         Lutadores profissionais costuma ter mãos calejadas por treinar no Mook Jong
                                                     Obtendo um SOCO  muito mais forte e mais rapido


        Ataques simples mas com grande eficiência, rapidez e força e muita tecnica, base do Wing chun


As técnicas em desenvolvimento o qual seria mais tarde chamado de Wing Chun não fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monjes ou possíveis alunos do templo, acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espaço de tempo mais curto que os demais estilos do templo.
Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais como a agressividade; a percepção do espaço; a maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui utilizou sua criação de técnicas de combate para completar o que já conhecera e aprendera; tida como experte em estilos internos de kung fu (estilos que valorizam sensibilidade, relaxamento corporal como o tai chi chuan,pa kua ,ching i).
Atualmente existem inúmeros questionamentos em relação à figura da monja Ng Mui, como por exemplo,se seria um homem e não uma mulher? Se teria realmente existido? Se havia permissão da estada de mulheres nas dependências do templo? Dentro do templo havia uma sala chamada Wing Chun, onde, provavelmente a arte era praticada, daí seu o nome? Infelizmente não existe documentação que possa estabelecer uma real história do estilo wing chun e, por isso prefiro relatar aquela a qual fora transmitida por Yip Man.
Alguns monges, incluindo Ng Mui, eram na realidade rebeldes contra o poder da época e sendo assim, o templo Siu Lum constituía-se em uma ameaça ao soberano Ching. Muitos monjes morreram na tentativa de fuga, porém Ng Mui e mais quatro famosos lutadores, Pak Mei, Fung Do Tak, Mui Hin e Chi Shin, combateram com heroísmo e conseguiram escapar, cada qual rumando para diferentes localidades da China no intento de continuar a oposição contra a soberania vigente. As técnicas aprendidas por Yin Wing Chun de Ng Mui foram mantidas exclusivas até Wong Wah Bo que então, por conhecer um empregado da companhia de ópera chamado Leung Yee Tai e estabelecer amizade, trocaram técnicas de armas e informações sobre seus estilos. Leung Tai era um especialista no uso do bastão longo (instrumento que era utilizado para empurrar os juncos que transportavam os atores e também manipulado como arma letal ), aperfeiçoou o sistema que aprendera, tornando-o mais simples e econômico.
Leung Yee Tai aprendera técnicas de bastão com um dos monjes que houvera escapado do templo Shao Lin, Chi Shin, um perito nas técnicas de bastão. Possivelmente tinha também habilidades em algum estilo de shaolin o que somado a algum aprendizado com Wong Wah Bo levaria a desenvolver algum estilo com semelhanças ao Wing Chun Kuen. Wong Wah Bo e Leung Yee Tai ensinaram a Leung Jan que então passou a treinar de maneira tão intensa que logo se transformou num combatente extremamente habilidoso, obtendo a reputação de melhor lutador dos arredores da província de Fatshan. Por sua vez, Leung Jan ensinou o Wing Chun a seus dois filhos, Leung Bik e Leung Chun. Ensinou também a um amigo, Fung Wah, e ainda teve como ultimo discipulo, Chan Wah Shun. Como sua reputação crescia, Chan Wah Shun passou a ensinar wing chun, porém para poucos alunos. Deste grupo de alunos de Wah Shun, como do momento do aprendizado de Leung Yee Tai e também da época em que Ng Mui permanecera no templo Siu Lun é provável existirem pessoas que receberam algumas técnicas do estilo wing chun, através de trocas de conhecimentos, que associadas a outros já existentes estilos de kung fu deram origem a variações do estilo Wing Chun, porém com maneiras e estruturas muito diferentes as quais seriam transmitidas por Leung Bik. O ultimo aluno de Chan Wah Chun foi Yip Man que posteriormente treinou por 3 anos com Leung Bik. Após a morte de Yip Man e apartir do começo dos anos de 1990 começou o surgimento de um sem fim de estilos com nomenclaturas parecidas a Wing Chun. Há praticantes que contam uma história de treinar com Yip Man e depois com outra pessoa e por aí vai, fazendo uma miscelânia de movimentos e teorias aparecendo como únicos representantes de um wing chun tido puro, Realmente há estilos com nome parecido e com história próprias mas infelizmente parece que pessoas má intencionadas e com objetivos escusos vem se apropriando e divulgando sabe-se lá o que e de que forma. Com certeza, Yip Man utilizou um método de ensino e divulgação que o manteve afastado do que hoje chamamos de um marketing e não deixou-se ser explorado enquanto vivo. Não deixou ninguém como seu sucessor oficial, apenas dedicou-se a ensinar e que coubesse a cada um levar adiante por conta própria. Para a visão de um mundo comercial onde precisamos ter respostas para tudo e todos, nomenclaturas, rótulos essa maneira antiga é difícil de se encaixar.


Práticas para uma hora e meia a duas horas e meia aula, em grupos ou em aulas particulares. Não existe um tempo de aprendizagem, mas prevê-se a realização de dois exames internos. Conteúdo completo. Qualificado como um membro da família do grande mestre Thomas Lo, como um discípulo do Sifu Thomas Pinheiro. Treino tradicional não significa para poucos ou muitos, mas sim, treino de qualidade para quem quer aprender, sejam poucos ou muitos alunos.

Nível Siu Lin Tao

Kuen Toe Siu Lin Tao: seqüências de passos, seqüências básicas no Mook Jong, chi sau básico, com a aplicação detalhada de treino de parceiro de todos os movimentos da forma e dos passos, aquecimento chinês com exercícios de fortalecimento, alongamento e respiração, exercícios com equipamentos, técnicas básicas no ar.

Nível Chum Kiu

Kuen Toe Chum Kiu: Seqüências de passos, exercícios relevantes para o nível com aparelhos, aplicações contra vários oponentes, explicação detalhada da forma, exercícios no ar, reforço das articulações, chi sau avançado.

Nível Bue Gee

Kuen Toe Bue Gee: Seqüências de passos, técnicas aplicadas em equipamentos e no ar, incluindo mui fah jong; aplicação detalhada de todos os movimentos de bue Gee com parceiro, chi sau com ataques mais elaborados, chi gurk, chi sau vendado, chi sau livre.

Nível Mook Jong

Kuen Toe 108 técnicas no Mook Yang Jong: Aplicações detalhada de todos os movimentos.

Nível Bing Hei

Dentro do ensino de wing chun constam apenas duas armas pertinentes ao ensino tradicional, o pa tzan do e o luk dim bune kwan, sendo o ensino de outras armas na academia Pinheiros como forma de enriquecer o conhecimento ao aluno dentro da prática de armas do kung fu.

Bastão Longo

Luk Dim Bune Kwan: “seis técnicas e meia com o bastão” (bastão tradicional no wing chun), inclui aprendizado de forma, chi kwan, exercícos no ar e aparelho; e aplicação detalhada de todos os movimentos.

Facão

Pa Tzan Do: “Oito cortes da lâmina” (facas borboletas utilizadas no wing chun), inclui aprendizado de forma, exercícios no ar e aparelhos e aplicação detalhada de todos os movimentos.

Treino tradicional tai chi chuan yang

Faz parte do aprendizado:
Forma Tien Hua Yang Jia Tai Chi : 24 movimentos.
Forma Chuan Ton  Yang Jia Tai Chi : 78 movimentos.
Forma que mistura três estilos, Chuon Hür Tai Chi,
Formas longa e simplificada de espada Tai Chi Chuan Yang Gim.
Forma tradicional de facão, Tai Chi Chuan Yang Dao.
Tui sou; prática de parceiro para o desenvolvimento da sensibilidade, com ataques e deslocamento, realizado com um e também com dois braços. Prática de defesa pessoal dos movimentos contidos nas formas.
Exercícios chineses para fortalecer os tendões, ligamentos, músculos, sistema nervoso combinados com respiração, permitindo um melhor desenvolvimento da aprendizagem de tai chi.
Treino de andadas e aplicações de técnicas de Pa kua relacionadas ao Tai Chi Chuan.

Treino de chi kun interno

Exercícios medicinais utilizados para a prevenção da saúde do corpo.
Ba ton chin.
Exercícios de alongamento e fortalecimento do corpo para respirar aliados, a fortalecimento da musculatura, coluna e juntas,etc...
Exercícios de Ta Mo.




      Atualmente foi feito um filme sobre a vida de Yip man, com o ator Donnie Yen, que interpreta Yip man
o nome do filme é "O GRANDE MESTRE-Yip Man




                                                    Donnie Yen

                                                                   Yip Man
                                                               Yip man e Bruce Lee
                   

Le parkour

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
O parkour foi criado na France, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle, Sébastien Foucan, e os membros fundadores do Yamakasi.
Parkour é uma atividade física difícil de categorizar.  mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no séc. XX. Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.


Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
O parkour é uma prática de treinamento físico e mental; sendo assim, podemos agrupar ao treinamento exercícios de tonificação muscular, como o planche, agachamentos, abdominais, flexões ,barra e etc

O filme "B-13 13º Distrito" e no "B-13 ULtimato" mostra David Belle, que faz o personagem Leito, em várias cenas de parkour




Resumindo:...LE PARKOUR "A arte do movimento"..